Por Fernanda Pressinott
A multinacional italiana CNH Industrial confirmou que suspenderá a produção de colheitadeiras e plataformas (lay off) na unidade de Curitiba (PR) a partir de 2 de setembro. A companhia também dará férias coletivas de 20 dias para funcionários da área de tratores a partir de 30 de setembro.
“Essas negociações buscam equilibrar a necessidade de ajustar momentaneamente as expectativas conforme as novas projeções de mercado”, diz a companhia, em nota.
As vendas de máquinas e implementos agrícolas caíram 16,7% no Brasil, em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
No acumulado do ano, o total das vendas internas de máquinas e implementos agrícolas recuaram 32,2% em comparação com o mesmo período de 2023. Já as exportações caíram 23,4% em abril, na comparação anual e 7,1% em relação a março. No acumulado do ano, a retração é de 24,4%.
Os resultados financeiros da CNH, divulgados há dois dias, reforçam que a empresa tem sentido essa retração. O lucro líquido ficou em US$ 438 milhões no segundo trimestre, uma queda de 38% em comparação ao mesmo período de 2023.
A demanda por tratores na América do Sul caiu 10% e a demanda por colheitadeiras caiu 26%, continuando uma tendência negativa para a empresa. A companhia também informa que continuou o programa de reestruturação no período para tentar alcançar uma redução de 10% a 15% sobre o total das despesas trabalhistas e não trabalhistas.
Fonte: Globo Rural