Califórnia e a legislação sobre veículos elétricos

Veículos elétricos da General Motors — Foto: GM/Divulgação

O jornal Valor Econômico traz uma reportagem originalmente publicada no “The Wall Street Journal”, referente à repercussão da General Motors contra a legislação adotada pelo estado americano da Califórnia, que visa eliminar veículos movidos exclusivamente a gasolina até 2035. A General Motors, apesar de apoiar os veículos elétricos, expressa preocupações sobre as rigorosas metas de eletrificação da Califórnia. Sendo o maior mercado de carros dos EUA, aquele estado influencia outros 11 estados.

Atualmente, apenas 24,5% das vendas de novos carros no estado são elétricos ou híbridos plug-in, abaixo da meta de 35% para 2026. Fora da Califórnia, os veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) representam apenas 6% das vendas. A GM, que vendeu 32 mil EVs no primeiro trimestre, defende a modificação das metas, alinhando-as melhor ao mercado atual.

A Tesla, por sua vez, beneficia-se vendendo créditos de emissão zero a outras montadoras. A Alliance for Automotive Innovation, grupo de lobby do qual a GM faz parte, apoia a revisão dessas metas, enquanto a Califórnia defende sua autonomia regulatória.

Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)