Cadeia de suprimentos global sob risco

Contêiners no porto de Long Beach, Califórnia – Foto: Bob Riha Jr./REUTERS

Reportagem do NY Times publicada no jornal Folha de S. Paulo aborda uma sequência de episódios planetários, alguns causados por conflitos regionais, outros  derivados de mudanças climáticas, e que estão impactando o custo do frete internacional, além de atraso nas entregas.

No final do ano passado, rebeldes houthis no Iêmen começaram a disparar contra navios que entravam no Mar Vermelho a caminho do Canal de Suez, artéria vital para navios que se deslocam entre a Ásia, Europa e a costa leste dos Estados Unidos. Isso fez com que navios evitassem a passagem e optando por contornar a África, prolongando suas viagens em até duas semanas.

Na América Central, uma seca reduziu os níveis de água no Canal do Panamá, forçando as autoridades a limitarem o número de navios que passam por esse canal crucial para o comércio internacional. Houve também uma expectativa de greve dos portuários na costa Leste dos EUA e do Golfo do México e pressões por melhores salários de ferroviários no Canadá. A soma desses episódios tem causado aumento das tarifas do transporte marítimo.

Íntegra da matéria: Folha de S.Paulo (para assinantes)