Bioinsumos no foco da SCA Brasil Aliança

(Dir. p/ esq.) Caio Morelli, ⁠José Aldo, ⁠Leonardo Ferreira, ⁠Gian Garcia, ⁠Mário Sá, ⁠
Diego Lopes, ⁠Elton Visioli, ⁠Alexandre Menezio e ⁠Jhony Martini
Foto: SCA Brasil/ Divulgação

Considerados estratégicos para uma agricultura mais sustentável, os bioinsumos também serão fundamentais para redução de custos, no médio e longo prazo, principalmente na substituição de produtos de origem química. Para conhecer de perto as rotas para o desenvolvimento desta nova tecnologia, a equipe da SCA Brasil Aliança visitou, no dia 20 de agosto, as instalações de pesquisa e desenvolvimento de defensivos biológicos da Biotrop, em Jaguariúna (SP).

Na safra 2023-2024, o mercado brasileiro de bioinsumos, que inclui inoculantes, bioestimulantes e solubilizadores, cresceu 15% em relação ao ciclo agrícola anterior, segundo dados da CropLife Brasil (CLB). Além das vendas de biológicos somarem R$ 5 bilhões no período 2023-2024, este setor vem crescendo a uma taxa média anual de 21% nos últimos três anos.

“A forte expansão da indústria de bioinsumos no Brasil, quatro vezes maior do que a média global, reforça a importância dos bioinsumos nas compras corporativas para o agro”, enfatiza o head de Estratégia e Inteligência de Suprimentos da SCA Brasil Aliança, Diego Lopes, que foi acompanhado pelo diretor da empresa, Alexandre Menezio, e do comprador especialista em defensivos, Leonardo Ferreira, durante visita à Biotrop.

“Foi uma excelente oportunidade para conhecer o portfólio da Biotrop para a cana-de-açúcar e grãos, além de expectativas para o lançamento de novas soluções tecnológicas. O crescimento do número de empresas específicas desse segmento, como no caso da Biotrop, bem como o incremento de portfólio das multinacionais, chama a atenção. Dessa forma, seguimos com nossa agenda interna de aprofundamento, no intuito de aumentar o nosso conhecimento, poder de negociação e resultados aos nossos clientes”, conclui Lopes.

O diretor comercial da Biotrop, Elton Visioli, o gerente regional de vendas, Gian Garcia, o gerente de pesquisa, Johny Martini, os responsáveis pelo desenvolvimento de mercado, Caio Morelli e Mario Sá, e o pesquisador José Aldo, estiveram presentes no encontro com representantes da SCA Brasil Aliança.