Be8 assina memorando para estudar SAF feito de subproduto do biodiesel

Caminhão tanque para abastecimento de aeronave com 80% de SAF
Foto: Divulgação/ Airbus

Por Camila Souza Ramos

A Be8, uma das maiores companhias brasileiras de biodiesel, assinou hoje um memorando de entendimento com a empresa americana Cemvita para desenvolver o uso da glicerina, que é um subproduto da produção de biodiesel, na produção de bioquerosene de aviação (SAF).

Profissionais das duas empresas trabalharão agora para estudar a viabilidade técnica e econômica do uso da glicerina nessa cadeia. O trabalho também avaliará as possibilidades de estruturação de uma parceria de negócios e fará uma estimativa do investimento para uma planta de SAF à base de glicerina no Brasil. A Cemvita é especializada em biotecnologia industrial e biologia sintética.

Pelo fato da glicerina ser um resíduo industrial, a expectativa é que a produção do SAF a partir dessa matéria-prima tenha uma pegada de carbono muito baixa, segundo Erasmo Carlos Batistella, dono e presidente da Be8.

A companhia brasileira também tem uma indústria de SAF e diesel verde (HVO) em construção no Paraguai, o projeto Omega Green. A princípio, a unidade utilizaria o óleo de soja e de pongâmia para a produção dos novos biocombustíveis, e a parceria com a Cemvita também avaliará a viabilidade de uso da glicerina nessa planta.

Fonte: Globo Rural