Avanço na produção de fertilizantes brasileiros

Aplicação de fertilizante em lavoura nacional – Foto: Wenderson AraujoCNA

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou que a Petrobras assumirá 35% do suprimento de fertilizantes no Brasil em dois anos, reduzindo a dependência de importações, atualmente 100%. Essa medida visa fortalecer a soberania alimentar do país, que ainda importa grande parte dos fertilizantes, especialmente da Rússia.

Conforme a reportagem do site Poder 360, durante a reunião do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), Teixeira destacou que o Brasil, como “celeiro do mundo”, deve buscar autonomia na produção de fertilizantes. A Petrobras reativou quatro unidades de produção de ureia, mas a importação continuará sendo necessária.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, indicou que atender completamente à demanda por fertilizantes nitrogenados exigiria 30 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. Atualmente, a Petrobras tem quatro fábricas: duas arrendadas à Unigel (paralisadas na Bahia e Sergipe), uma em reativação no Paraná e uma em construção no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Poder 360