
Os operadores de transportes marítimos e fluviais da Argentina estão liberados para trocar combustíveis fósseis por biocombustíveis, se assim desejarem. A autorização para o uso foi garantida por uma resolução editada recentemente pela Secretaria de Energia do Ministério da Economia do país vizinho.
Segundo o texto, será possível usar biocombustíveis em estado puro ou misturados aos combustíveis fósseis em diferentes porcentagens, “desde que os motores da embarcação sejam compatíveis com estes combustíveis”.
A liberação do uso de biocombustíveis pelo governo argentino vem num momento em que o setor naval começa a buscar ativamente opções para reduzir suas emissões de CO₂. Em 2023, a Organização Marítima Internacional (IMO) chegou a um acordo para zerar as emissões líquidas do segmento até 2050, e a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis é uma das opções na mesa.
Há cerca de um ano, a Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês) atualizou a norma que define as especificações dos combustíveis navais para admitir o uso de biocombustíveis puros por embarcações.
No Brasil, a Petrobras já conta com autorização da ANP para vender bunker com até 24% de biodiesel adicionado. Outros fabricantes nacionais estão de olho nesse mercado potencial. No final de março, a Be8 anunciou um acordo com a Vast para vender bunker B24 no Porto do Açu.
Fonte: Biodieselbr