Alta na demanda por biodiesel eleva preço do caroço de algodão em Mato Grosso

Imagem: Ministério de Minas e Energia

O preço do caroço de algodão em Mato Grosso registrou aumento de 5,97% entre o fim de agosto e outubro, passando de R$ 894,04 para R$ 947,43 por tonelada, conforme levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O reajuste reflete principalmente o aumento da demanda por óleo de algodão, impulsionada por mudanças regulatórias no setor de biodiesel.

Com o início da colheita em julho e o fim do período de entressafra, os preços chegaram a sofrer pressão de baixa devido à maior oferta do produto. No entanto, o mercado reagiu rapidamente e apresentou recuperação já na primeira semana de setembro, sustentado pela forte procura industrial.

O principal fator para essa valorização foi a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que elevou para 15% a mistura obrigatória de biodiesel no diesel comercializado no país desde 1º de agosto. A medida ampliou a demanda das indústrias pelo óleo de algodão, aumentando também o valor do caroço utilizado na produção do biocombustível.

De acordo com o Imea, a manutenção dessa tendência dependerá diretamente do comportamento da demanda pelo óleo de algodão nas próximas semanas, fator considerado determinante para a estabilidade ou novas variações nas cotações do produto no Estado.

Fonte: VGN