Por Leonardo Gottems
Segundo relatório da StoneX, divulgado nesta sexta-feira (22), o contrato de março/25 do açúcar na bolsa de Nova Iorque encerrou a semana cotado a US¢ 21,36/lb, recuando 22 pontos (-1%) em comparação à semana anterior. Desde a forte alta registrada em setembro, quando os preços chegaram próximos a US¢ 23,00/lb, o mercado tem seguido uma trajetória de queda.
Apesar da previsão de déficit no fluxo comercial no primeiro trimestre de 2025, que adiciona pressão altista no curto prazo, o comportamento do mercado está alinhado às expectativas para oferta e demanda, bem como às condições climáticas. Pela terceira semana consecutiva, as cotações permanecem abaixo de US¢ 22,00/lb, nível que atualmente se configura como resistência.
No mercado doméstico, o etanol também registrou leves quedas no estado de São Paulo. Após o aumento sazonal na demanda motivado pelos feriados de 15 e 20 de novembro, os preços spot, que chegaram a atingir R$ 3,20/L, estabilizaram-se ao final da semana abaixo de R$ 3,15/L. Esse movimento está em linha com a dinâmica esperada para novembro, que deve apresentar média de preços um pouco superior à de outubro, mas ainda distante do pico projetado para março de 2025, período de maior demanda do setor.
Os mercados de açúcar e etanol refletem os ajustes sazonais e as expectativas de curto prazo. Enquanto o açúcar aprofunda sua desvalorização, pressionado por fatores técnicos e de resistência no mercado, o etanol apresenta um comportamento mais estável, sinalizando margens de recuperação ao longo do ciclo. O cenário reforça um momento de transição para ambos os mercados, com perspectivas de maior equilíbrio nos próximos meses.
Fonte: AgroLink