A análise da StoneX, consultoria de serviços financeiros, prevê queda de 2,8% nas importações de diesel e de 4% no consumo de gasolina do Brasil ao longo do ano.
No caso do diesel, a retração reflete o quadro de expansão da oferta doméstica e diminuição da mistura de diesel A no diesel B comercializado, segundo informações descritas em reportagem do jornal Valor Econômico. Quanto ao consumo de gasolina, o quadro vem da menor demanda brasileira pelo combustível no mercado internacional.
A importado do diesel registrou queda de 26,4% no mês de março, em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo 1,25 m³, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). No acumulado do ano, as importações totalizaram 3,18 milhões de m³, baixa de 9% ante o mesmo período de 2023.
A redução observada no último mês ocorreu mesmo após as importações de diesel iniciarem o ano de maneira aquecida — com as compras externas do combustível alcançando 1,06 milhão de m³, uma alta de 41,5% frente ao observado no início de 2023. Assim como o diesel, as importações de gasolina recuaram no primeiro trimestre de 2024. De acordo com o MDIC, entre janeiro e março, as compras externas de gasolina ficaram em 894,5 mil m³, um volume 20,3% abaixo do observado no mesmo intervalo de 2023.
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