O edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Petrobras para a eleição dos membros do conselho deve ser publicado nesta sexta-feira, 22/03, para a AGO que será realizada no dia 25 de abril. Os eleitos deverão cumprir mandato até 2026. Aproveitando a agenda, a assembleia também vai deliberar sobre a destinação de sobras de lucro para reserva de capital. Vale lembrar que o tema motivou polêmicas na divulgação do balanço em 2023, quando a Petrobras anunciou que não pagaria dividendos extraordinários.
Segundo descreve a reportagem do jornal Valor Econômico, os ritos para a assembleia passam pelo anúncio dos candidatos a representarem a União e de acionistas minoritários que formarão o conselho de administração da Petrobras. São 13 candidatos para 10 vagas do colegiado e ao que tudo indica, haverá disputa acirrada pelas vagas.
Uma das que terá disputa certa é a do representante dos acionistas preferencialistas, eleito em voto em separado do controlador. Concorrem ao posto Jerônimo Antunes, indicado pelo fundo Templeton (Franklini Resources), e Aristóteles Nogueira, com apoio de fundos geridos pelo Opportunity, Ibiuna, XP Gestão e XP Allocation. Deste total, oito buscam reeleição e cinco são nomes novos, contemplando indicados do governo e de investidores.
Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)