Petróleo fecha em alta após declarações de Trump

Fonte: Getty Images

O petróleo fechou em alta nesta quarta-feira (21) após declarações de Donald Trump, ex-presidente dos EUA, no Fórum Econômico Mundial de Davos, e com a AIE revisando para cima a previsão de demanda global. Brent para março avançou 1,2%, a US$ 86,50 o barril, enquanto o WTI para fevereiro subiu 1,4%, a US$ 84,20, diz nota do “Portal Tela”.

Trump afirmou, em Davos, que a economia dos Estados Unidos permanece forte e deve seguir crescendo, o que aumenta a expectativa de demanda por petróleo. As falas contribuíram para o otimismo entre investidores e operadores do mercado.

A Agência Internacional de Energia revisou suas projeções de demanda para 2026, estimando crescimento de 2,2 milhões de barris por dia. A revisão é atribuída principalmente à recuperação econômica na China e na Índia, o que sustenta a pressão de alta nos preços.

Implicações para o mercado

O mercado segue atento aos movimentos da OPEP e de seus aliados, que mantêm cortes de produção para sustentar os preços. Esse cenário de oferta restrita dialoga com a revisão de demanda global e com o cenário econômico internacional, até o momento.

A soma dessas fontes de impulso — falas de Davos, revisão da demanda pela AIE e a política de produção da OPEP — ajuda a explicar a trajetória recente do petróleo, com reflexos esperados para volatilidade dos contratos nos próximos dias.

Fonte: Portal Tela