Setor do biodiesel na expectativa da confirmação de B16 para março

Imagem: Ministério de Minas e Energia

Em artigo publicado no “AgroEstadão”, o presidente do Conselho de Administração da APROBIO (Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil) Francisco Turra, diz que um marco importante no processo de desenvolvimento da transição energética brasileira está previsto para o mês de março com o avanço da mistura de biodiesel no diesel fóssil de 16% (B16) conforme o estabelecido na Lei do Combustível do Futuro.

Como parte desse processo, afirma Turra, que também é do Conselho Consultivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve considerar a viabilidade das metas de aumento da mistura de biodiesel, levando em conta critérios técnicos, econômicos e de oferta, antes de cada incremento anual.

O Ministério de Minas e Energia (MME) criou em outubro o Subcomitê de Avaliação da Viabilidade Técnica de Misturas de Altos Teores de Biocombustíveis em Combustíveis Fósseis.

De acordo com Turra, que também já foi ministro da Agricultura, o setor automotivo já registra vários testes de misturas superiores ao B16 com sucesso comprovado. O setor industrial, da sua parte, trabalha para que o anúncio venha acompanhado de medidas que assegurem o consumo, a qualidade e a confiança do mercado no biodiesel.

Fonte: AgroEstadão