Milho em Goiás se torna estratégico para produção de etanol

Foto: Wenderson Araújo/CNA

O milho em Goiás vem ganhando papel estratégico na produção de etanol, deixando de ser usado quase exclusivamente como ração animal. Segundo o relatório do levantamento do Agro em Dados de novembro, a participação do cereal na produção de etanol estadual saltou de 3,9% na safra 2018/19 para a expectativa de 14,3% na próxima safra, aumento de 266% em menos de dez anos. No cenário nacional, a participação do milho no etanol cresceu de 2,4% para 21,1% no mesmo período.

Sete usinas localizadas na região sul do Estado — Chapadão do Céu, Vicentinópolis, Quirinópolis, Acreúna, Jataí e Rio Verde — planejam expansão. Essa região concentra 82,1% da produção estadual de milho na segunda safra, garantindo abastecimento próximo às unidades industriais.

Além do mercado interno, Goiás mantém forte presença nas exportações. Em setembro, o Estado exportou US$ 178,9 milhões em milho, somando 2,7 milhões de toneladas nos nove primeiros meses de 2025, alta de 50% em valor e 45,7% em volume em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Mais Goiás