Brasil e Uruguai firmam acordo para cooperação em bioinsumos

Profert é um dos itens do Programa Nacional de Fertilizantes (PNF), lançado em 2022 e atualizado em 2023 — Foto: Getty Images

Brasil e Uruguai firmaram um acordo de cooperação em bioinsumos. O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Fratti Silveira, durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, realizada em Brasília.

Em nota, o ministério informou que o acordo objetiva fortalecer a cooperação entre os dois países para o desenvolvimento de políticas, produtos, processos e tecnologias de origem biológica voltadas à melhoria da produção agrícola e pecuária.

De acordo com o ministério, o acordo prevê um marco legal de referência para que os países desenvolvam atividades de cooperação voltadas ao fortalecimento de políticas, produtos e ações conjuntas no segmento de bioinsumos.

O acordo inclui o intercâmbio de conhecimento técnico e científico e fomento à inovação. “A cooperação entre países vizinhos é essencial para desenvolvermos soluções que unam produtividade, inovação e respeito ao meio ambiente”, disse Fávaro.

Por Isadora Duarte / Agência Estado

Fonte Visão Agro