Inpasa investe R$ 2,4 bilhões em nova biorrefinaria de etanol em Rio Verde

Fábrica de etanol de milho da Inpasa em Sinop – Foto: Inpasa/Divulgação

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou nesta quinta-feira (30) do lançamento da pedra fundamental da nova biorrefinaria de etanol de grãos da Inpasa, em Rio Verde, no Sudoeste goiano. Considerada a maior produtora de etanol de milho da América Latina, a empresa investirá R$ 2,4 bilhões na construção da unidade, que deve ser inaugurada até o final de 2026. O evento, realizado no Distrito Municipal de Pequenas Empresas (Dimpe), marcou o início do empreendimento e reforçou o papel de Goiás como referência nacional em energia limpa e biocombustíveis.

Expansão e impacto econômico

A nova planta será a nona unidade da Inpasa no Brasil e a primeira em território goiano, com capacidade anual de processamento de 2 milhões de toneladas de grãos. O volume permitirá a produção de 1 bilhão de litros de etanol hidratado, além de 490 mil toneladas de ração proteica (DDGS), 47 mil toneladas de óleo vegetal e 345 mil GWh de energia elétrica gerada a partir de biomassa.

A expectativa é de criação de 2,7 mil empregos diretos e indiretos, além de 420 postos de trabalho durante a fase de obras, com prioridade para mão de obra local.

Caiado destaca avanço tecnológico e sustentabilidade

Durante o evento, Ronaldo Caiado destacou a importância do investimento e o papel estratégico do estado na transição energética. “É um orgulho, como governador, receber uma empresa séria, que investe em tecnologia e pesquisa e mostra ao mundo seus avanços na produção de biocombustíveis e energia limpa. Esse tipo de investimento transforma o que o produtor rural faz, gerando renda no município e no estado. É esse o desenvolvimento que priorizamos em Goiás”, afirmou.

O governador também ressaltou que o portfólio diversificado da empresa evidencia o potencial do agronegócio goiano de agregar valor à produção de grãos e gerar riqueza sustentável.

Escolha estratégica e infraestrutura

De acordo com o vice-presidente da Inpasa, Gustavo Mariano Oliveira, a decisão de instalar a unidade em Rio Verde foi baseada em fatores logísticos e produtivos. “Foi uma decisão estratégica da companhia, dado que essa localidade reúne alguns dos fatores mais importantes: uma base agrícola sólida, uma localização geográfica privilegiada e infraestrutura em desenvolvimento para o escoamento de nossos produtos. É uma região que não para de inovar no campo”, afirmou.

Parceria entre governo e setor produtivo

O prefeito Wellington Carrijo celebrou a chegada da empresa e destacou os reflexos para o desenvolvimento regional. “A instalação desta biorrefinaria traz novas oportunidades de emprego, renda e tecnologia, além de fortalecer o agronegócio goiano e impulsionar o desenvolvimento do Sudoeste do estado”, disse.

O secretário de Governo de Rio Verde, Paulo do Vale, lembrou que a parceria com o Governo de Goiás foi fundamental para atrair o investimento. “Desde a missão ao Japão, o governador tem trabalhado para atrair indústrias que transformam nossa produção agrícola em riqueza. A chegada da Inpasa é mais uma grande conquista”, afirmou.

Também participaram do evento o deputado estadual Lucas do Vale e a deputada federal Marussa Boldrin, além de produtores rurais e lideranças do setor produtivo.

Fonte: O Hoje