
Referência global em bioenergia, o Brasil tem se destacado mundialmente por políticas como o programa Proálcool. Para refletir sobre os 50 anos da criação desse programa, o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP promoverá, no dia 6 de novembro, das 8h30 às 17h, evento comemorativo, lembrando seus sucessos, dificuldades enfrentadas e resolvidas e estado atual da produção e uso de etanol no País e no mundo, além de projetar cenários futuros. Serão discutidos aspectos científicos, técnicos, econômicos e políticos referentes aos biocombustíveis, em particular o etanol. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail comunicacao@iee.usp.br.
O evento tem a coordenação dos professores José Roberto Moreira, do IEE; Luís Cortez, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Marcos Buckeridge, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Eles destacam que a junção de um produto economicamente competitivo com suas qualidades ambientais é o motor presente do sucesso do Proálcool, criado há 50 anos.
“À medida que o problema ambiental cresce em importância, outras soluções que competem com o etanol aparecem. Todas, até agora, não competem economicamente, mas a abundância de capital e o poder que dele emana fazem com que a sociedade, escrava do marketing e rica em algumas poucas regiões as aceitem, abrindo espaço para a concorrência”, destacam, acrescentando que há muito trabalho, requerendo capital, ciência, tecnologia e política, para ser posto em prática garantindo outros 50 anos para o etanol.
Pela manhã, o evento será dedicado às discussões sobre o Histórico do Proálcool e as Contribuições do Proálcool, abordando o desenvolvimento do programa e seus impactos ao longo do tempo. A programação da tarde traz debates sobre o Presente e Futuro do Proálcool e Motores e Desafios com Veículos Elétricos, encerrando o encontro com reflexões sobre os avanços e perspectivas para o setor energético.
Programação
- 8h30 – Credenciamento
- 9h00-12h30 – Abertura: Tercio Ambrizzi, diretor do IEE-USP
- Sessão 1 – Histórico do Proálcool
Moderador: José Roberto Moreira
Mesa-redonda: Maurílio Biagi Filho, José Goldemberg, Shigeaki Ueki e Roberto Rodrigues - Sessão 2 – Contribuições do Proálcool
Moderador: Marcos Buckeridge
Mesa-redonda: Evandro Gussi, Jaime Finguerut e Luiz Carlos Corrêa de Carvalho
- Sessão 1 – Histórico do Proálcool
- 12h30-14h00 – Intervalo de almoço
- 14h00-17h00
- Sessão 3 – Presente e Futuro do Proálcool
Moderador: Luís Cortez
Mesa-redonda: Henrique Amorim, Guilherme Nolasco, Isaias Macedo e Plínio Nastari - Sessão 4 – Motores, Desafio com Veículos Elétricos
Moderador: Luiz Augusto Horta Nogueira
Mesa-redonda: Henry Joseph Junior, Ricardo Abreu, Waldyr Gallo e Francisco Nigro
- Sessão 3 – Presente e Futuro do Proálcool
- Encerramento: Luís Cortez, Marcos Buckeridge, José Roberto Moreira e Luiz Augusto Horta Nogueira
50 Anos do Proálcool
Data: 6 novembro, das 8h30 às 17h
Local: Auditório do IEE-USP
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Evento presencial, gratuito e aberto ao público
Inscrições exclusivamente por e-mail para comunicacao@iee.usp.br, enviando nome, e-mail e instituição de vínculo
Fonte: Jornal da USP