FPBio e entidades sugerem adoção de biodiesel B100 e B25 na COP30

Veículos a etanol e biodiesel durante o evento “Combustível do Futuro”, na sede do MME
Foto: Ricardo Botelho/MME

A Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) e três entidades do setor (Aprobio, Abiove e Ubrabio) entregaram uma carta ao Enviado Especial para a Agricultura da COP30, Roberto Rodrigues, propondo o uso de biodiesel 100% (B100) em geradores estacionários e biodiesel B25 no transporte coletivo durante o evento, que ocorrerá no mês de novembro, em Belém (PA).

Segundo reportagem do portal MegaWhat, as organizações destacam que a iniciativa é uma oportunidade para o Brasil mostrar liderança em soluções sustentáveis baseadas em bioenergia e se colocam à disposição para colaborar tecnicamente e articular ações para a COP30.

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura (2003–2006) e professor emérito da FGV, foi escolhido como Enviado Especial para Agricultura. A COP30 conta com sete enviados internacionais e 22 nacionais, responsáveis por representar setores e apresentar demandas à presidência do evento. Por fim, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou resolução que autoriza a produção e operação de instalações produtoras de biocombustíveis.

Fonte: MegaWhat