Programa do BNDES para Be8 produzir glúten vital no RS

Foto: Divulgação/BNDES

A Be8, uma inovadora empresa brasileira de biodiesel, avança significativamente no setor agroindustrial ao levantar R$ 290,2 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construir uma fábrica de glúten vital em Passo Fundo, RS.

O projeto, financiado pelo Programa BNDES Mais Inovação, visa reduzir a dependência do Brasil em importações, uma vez que o país consumiu 22,1 mil toneladas de glúten vital, importadas majoritariamente de Áustria, China, Bélgica e Alemanha, em 2024. A matéria-prima é extraída na moagem da farinha de trigo e utilizada como aditivo para melhorar a qualidade da farinha usada na panificação. A reportagem é da revista Exame.

A nova unidade permitirá a produção de etanol a partir de cereais e glúten vital, com foco na indústria alimentícia nacional e possivelmente na América do Sul. O CEO da Be8, Erasmo Battistella, destaca a integração das instalações como um marco de energia renovável e produção de alimentos, otimizando custos e eficiência.

Com a primeira usina de etanol de trigo do Brasil em desenvolvimento, a Be8 projeta produzir anualmente 209 mil m3 de etanol anidro e 25,6 mil toneladas de glúten, além de 153 mil toneladas de DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis) para ração animal.

Íntegra da matéria: Exame