Integração dos setores automotivo e açucareiro no Mercosul

Imagem: RPANews

O governo brasileiro tem buscado integrar os setores automotivo e açucareiro no comércio regional. O setor automobilístico representa 50% do comércio entre Brasil e Argentina, mas ainda carece de uma política comum no bloco. O Itamaraty, liderado pela embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, já trabalha em um acordo para fortalecer essa integração, segundo reportagem do Valor Econômico.

Além disso, o Brasil quer associar as cadeias produtivas do setor açucareiro, respeitando as sensibilidades dos parceiros do Mercosul. O embaixador Francisco Pessanha Cannabrava enfatiza a importância de um enfoque colaborativo, potencialmente envolvendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para criar termos de referência que beneficiem todos os países membros.

O Itamaraty está otimista quanto a um acordo sobre a nova Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum, visando flexibilidade tarifária. A expectativa é que as negociações avancem durante a reunião de julho em Buenos Aires, promovendo um comércio mais dinâmico e integrado na região.

Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)