
Por Marcelo Beledeli
A demanda pelo etanol hidratado esteve baixa ao longo da última semana no mercado spot do Estado de São Paulo, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Com volume expressivo negociado em janeiro, neste momento, as compras de distribuidoras no spot têm ocorrido de forma pontual.
Apesar disso, levantamento do Cepea mostra que os preços dos biocombustíveis seguiram praticamente estáveis. A sustentação veio da postura dos vendedores, que, com baixa disponibilidade, estão firmes nos valores pedidos.
Entre 10 e 14 de fevereiro, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado registrou o preço médio de R$ 2,8541 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), avanço de 0,72% no comparativo ao período anterior. No caso do etanol anidro, o indicador fechou a R$ 3,2604 por litro, pequena queda de 0,85% no mesmo comparativo.
Agentes de mercado consultados pelo Cepea acreditam que a comercialização dos biocombustíveis deve voltar a se aquecer na semana que vem, período que antecede o recesso de carnaval.
Fonte: Globo Rural