Para garantir a matéria-prima, Corteva usará tecnologia de suas sementes e relacionamento com agricultores; BP contribuirá com capacidade de refino e de vendas

Por Tatiana Freitas
O combustível sustentável de aviação acaba de ganhar uma parceria de peso. A Corteva e a BP anunciaram a criação de uma joint venture para produção e fornecimento de matéria-prima para a produção de SAF (sigla em inglês usada para o biocombustível).
De um lado, a Corteva usará a tecnologia de suas sementes e o relacionamento com agricultores para garantir a matéria-prima. Já a BP contribuirá com a sua capacidade de refino e de comercialização. O acordo prevê um aumento progressivo no volume de produção, alcançando a entrega de 1 milhão de toneladas por ano de matéria-prima para produção de SAF até meados da década de 2030.
O objetivo é atender à demanda da União Europeia, que determina que, até 2035, pelo menos 20% do combustível usado nos aeroportos da Europa contenha SAF. Até 2050, esse percentual deverá subir para 70%. A Corteva vai contratar agricultores da América do Sul, América do Norte e Europa para cultivar canola, girassol e mostarda, variedades proprietárias da Corteva adequadas para a produção de SAF.
A joint venture também pretende introduzir novos sistemas de cultivo para produzir óleo que atenda aos critérios da diretiva europeia RED III e seja elegível para se beneficiar dos incentivos da política de baixa intensidade de carbono dos Estados Unidos.
“Estamos entusiasmados com a perspectiva de parceria com a BP para ajudar a indústria aérea europeia a se tornar mais sustentável e oferecer uma nova fonte de renda para os agricultores”, diz Brook Cunningham, diretor de Estratégia da Corteva, em comunicado.
Fonte: The AgriBiz