A Be8 planeja iniciar em outubro a produção de um novo biocombustível, o Be8 BeVant, em Passo Fundo (RS), que poderá ser utilizado diretamente em motores a diesel. Com capacidade inicial de 28 milhões de litros por ano, a operação aguarda a aprovação da ANP. A reportagem é da Folha de S.Paulo.
Esse biocombustível é um metil éster bidestilado que promete melhorias em qualidade e desempenho, oferecendo uma solução de curto prazo para o mercado, antecipando os benefícios do diesel verde HVO a preços competitivos.
O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, mencionou que já estão sendo firmados contratos de fornecimento e que a produção pode ser ampliada para outra unidade em Marialva (PR). O Be8 BeVant não exige investimentos em infraestrutura ou troca de motores, podendo contribuir rapidamente para a despoluição das grandes cidades. A empresa afirma que o novo combustível pode reduzir até 50% as emissões de monóxido de carbono e até 90% a fumaça preta, com resultados positivos em testes realizados com fabricantes de motores e frotistas.
Íntegra da matéria: Folha de S.Paulo (para assinantes)