Reportagem do Valor Econômico mostra que apesar da nova Lei do Combustível do Futuro, que eleva a quantidade de etanol na gasolina, fabricantes estão abandonando a tecnologia flex em alguns lançamentos. A gasolina no Brasil pode ter de 18% a 27,5% de etanol, e com a nova lei, esse percentual varia entre 22% a 27%, podendo chegar a 35% futuramente.
A Honda lançou o ZR-V apenas a gasolina, enquanto a Stellantis considera tornar o motor 2.0 Turbo Hurricane flex, dependendo das vendas. A Hyundai, por sua vez, substituiu o motor 2.0 flex do Creta pela versão 1.6 turbo somente a gasolina, alegando que o tempo de desenvolvimento para a calibração flex não estava alinhado com o lançamento. Executivos da Hyundai afirmam que não houve rejeição à ausência do motor flex e que consideram a inclusão do etanol em planos futuros. Eles também garantem que os impactos do aumento do etanol na gasolina foram cuidadosamente avaliados antes do lançamento do novo motor.
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