No dia 2 de setembro deste ano, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, visitou o Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, Pernambuco, para marcar um momento histórico: o início do abastecimento 100% com etanol dos carros flex produzidos na fábrica. Com essa iniciativa, a Stellantis, uma das maiores montadoras do mundo, se tornou pioneira no Brasil ao adotar o etanol como combustível principal dos veículos flex que saem da linha de produção.
Segundo a empresa, a medida tem total sintonia com objetivo estratégico do conglomerado: “desenvolver tecnologias e iniciativas para a descarbonização da mobilidade”. Em 2025, a ação será expandida para as fábricas de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Stellantis também destacou seu plano global de descarbonização, que visa zerar as emissões de carbono em toda a cadeia produtiva até 2038, com uma meta intermediária de reduzir as emissões em 50% até 2030.
Em entrevistas recentes, o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis na América do Sul, João Irineu Medeiros, afirmou que acredita ser viável descarbonizar a indústria automotiva. Ele destacou que a indústria deve considerar as emissões em todas as fases da produção, “do berço ao túmulo”, ressaltando que a fabricação de um carro representa apenas 10% do total de suas emissões.
Teste da Stellantis comprova vantagem do etanol
A Stellantis realizou um teste dinâmico para comparar a emissão de CO2 de um veículo abastecido com quatro diferentes fontes de energia. Foram analisadas as emissões ao rodar com etanol, gasolina tipo C (E27), energia elétrica da matriz energética brasileira e energia elétrica da matriz energética europeia. A metodologia de análise utilizada considerou todo o ciclo de vida do veículo, do “berço ao túmulo”, ou seja, desde a produção do combustível ou da energia até o uso final do veículo.
Os resultados foram os seguintes para uma distância de 240,49 km:
- Gasolina (E27): 60,64 kg CO2eq
- 100% elétrico (BEV) com energia europeia: 30,41 kg CO2eq
- Etanol (E100): 25,79 kg CO2eq
- 100% elétrico (BEV) com energia brasileira: 21,45 kg CO2eq
“Os resultados demonstram as vantagens comparativas da matriz energética brasileira, especialmente a relevância dos biocombustíveis para uma mobilidade mais sustentável”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul. Quando considerado todo o ciclo de emissões, o veículo movido a etanol apresenta uma vantagem significativa até mesmo em relação ao carro elétrico abastecido com energia europeia, em razão da matriz energética mais limpa do Brasil.
Na comparação entre etanol e gasolina, o saldo é ainda mais expressivo: o uso do etanol evitou a emissão de 34,85 kg de CO2eq no percurso, o equivalente a 144 gramas de CO2eq por quilômetro rodado. O carro abastecido com etanol reduz mais de 60% da pegada de carbono em relação à gasolina. Mais informações sobre o teste podem ser conferidas aqui: https://www.media.stellantis.com/br-pt/corporate-communications/press/comparativo-de-emissoes-de-co2-confirma-vantagens-do-etanol-para-uma-mobilidade-mais-sustentavel
Principais montadoras estão unidas pela mobilidade de baixo carbono
O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) é uma iniciativa que promove a transição para uma mobilidade sustentável no setor de transportes, respeitando a neutralidade tecnológica e incentivando a neoindustrialização.
Esse acordo reúne toda a cadeia da mobilidade, englobando as maiores montadoras do país, empresas e entidades dos setores sucroenergético e de biogás, sistemistas, indústrias de autopeças, associações de tecnologia e engenharia, além de pós-venda e sindicatos. Juntos, formam uma força-tarefa para reduzir as emissões de carbono de veículos leves e pesados, como carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e de construção.
Entre as montadoras participantes estão BYD, John Deere, Scania, Stellantis, Toyota e Volkswagen. Confira a lista completa de participantes aqui: https://mbcbrasil.com.br/participantes/.
Vantagens do etanol para a redução de emissões
De acordo com dados do Sindalcool-PB, o uso de etanol hidratado em substituição à gasolina reduz em até 90% as emissões de CO2. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar, uma das matérias-primas do etanol, também captura CO2 da atmosfera, contribuindo para a redução da poluição. Com 85% da frota brasileira composta por veículos flex e uma ampla rede de abastecimento de etanol, o biocombustível, produzido no Brasil a partir da cana e do milho, é considerado por especialistas a maneira mais rápida de descarbonizar o setor automotivo no país.
Iniciativa no Instagram valoriza etanol
O Sindalcool-PB mantém, no Instagram, a iniciativa digital “Completa com Etanol” (@completacometanol), com o objetivo de destacar os verdadeiros benefícios do etanol, que vão muito além do preço nas bombas, e explicar por que vale a pena abastecer com esse biocombustível durante o ano inteiro.
O perfil é dedicado a informar ao consumidor sobre as vantagens do etanol, oferecendo dicas de economia e eficiência, informações sobre a mecânica dos veículos, motivos para escolher o etanol e esclarecimentos sobre mitos e verdades, além de outros conteúdos relevantes sobre o biocombustível.
Fonte: F5 Online