Por Gabriella Weiss e Isadora Camargo
Os lotes de açúcar demerara fecharam em alta de 2,26% nesta terça-feira (24/9) na bolsa de Nova York. Os preços encerraram em 23,12 centavos de libra-peso. De acordo com a Trading Economics, os futuros do açúcar estão no maior nível em cinco meses, em meio a preocupações com a oferta global.
“Incêndios devastadores na principal região produtora de açúcar do Brasil, São Paulo, destruíram uma área significativa de cana-de-açúcar, com estimativas sugerindo que até 5 milhões de toneladas de cana podem ter sido perdidas”, ressalta a consultoria. Houve uma revisão da produção de açúcar do Brasil para 2024/25, reduzida para 39,2 milhões de toneladas métricas, abaixo dos 40 milhões.
Paralelamente, a Organização Internacional do Açúcar (ISO) projetou um défice global de açúcar para 2024/25 de 3,58 milhões de toneladas métricas, um aumento acentuado em relação ao défice de 200 mil toneladas em 2023/24. Além disso, existem preocupações sobre perturbações climáticas em outros produtores importantes, como a Índia e a Tailândia.
Fonte: Globo Rural