Açúcar volta a subir e fecha a 22 cents por libra em Nova York

Incerteza com a oferta global levou o preço do açúcar a subir mais de 2%
em Nova York — Foto: Globo Rural

Por Isadora Camargo e Gabriella Weiss

Os lotes de março de 2025 do açúcar demerara subiram mais um dia consecutivo na bolsa de Nova York. Na sessão desta quinta-feira (19/9), a commodity encerrou em alta de 2,27%, cotada a 22,04 centavos de dólar de libra-peso.

De acordo com a Trading Economics, esse é o maior nível em cinco meses, suportado especialmente pelo temor do mercado com a oferta global. Depois dos incêndios nos canaviais da principal região produtora de açúcar do Brasil, perdendo cerca de 5 milhões de toneladas de cana, segundo estimativas do setor.

Como resultado, a previsão de produção de açúcar do Brasil para 2024/25 foi reduzida para 39,2 milhões de toneladas métricas, abaixo dos 40 milhões, segundo a Unica. Em consequência, a Organização Internacional do Açúcar (ISO) projetou um déficit global de açúcar para 2024/25 de 3,58 milhões de toneladas. Além disso, preocupações com as condições climáticas em outras origens produtoras, como a Índia e a Tailândia, pesam sobre os preços.

Por fim, o aumento nos preços do petróleo bruto também influenciam nas cotações na bolsa americana, já que mais cana-de-açúcar passa a ser destinada para a produção de etanol, restringindo a oferta de açúcar.

Fonte: Globo Rural