O Brasil consome cerca de 45 milhões de toneladas de fertilizantes anualmente, importando 85% dessa demanda. Diante de um mercado volátil e a necessidade de monitoramento constante, participar de eventos que oferecem informações relevantes é crucial para a tomada de decisões nas compras.
A busca pelo momento ideal para adquirir fertilizantes é intensa, mas os riscos são igualmente altos. Embora o Brasil seja um grande produtor de grãos, sua influência sobre os preços do mercado é limitada. A cada ano, os produtores enfrentam diferentes desafios que afetam seu poder de compra, tornando impossível prever com certeza o cenário que virá no ano seguinte.
“Dessa forma, o ‘timing’ de compra muda constantemente, alterando o cenário de demanda e os preços esperados para o período”, declarou o Head de Operações e Inteligência de Suprimentos, Marcelo Soto, ao participar do 11º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, evento realizado em São Paulo, no final de agosto.
O congresso proporcionou uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos por meio de palestras de especialistas renomados. Os temas abordados incluíram a oferta e a demanda de fertilizantes no Brasil e no mundo, a produção nacional e global, além de questões logísticas e de infraestrutura que impactam os portos brasileiros. Também foram discutidas decisões geopolíticas que afetam a disponibilidade de fertilizantes.
“A importância de participar de um evento como esse, para a SCA Brasil Aliança, está nas interações com importantes players do setor, além do compartilharmos percepções e visão do momento de mercado. As perspectivas futuras para os fertilizantes ficam mais claras para quem trabalha no segmento”, concluiu Soto.