Carros serão híbridos a etanol em futuro próximo

Carros oficiais de eventos do G20, no Brasil, movidos a etanol – Divulgação

O Centro Tecnológico da General Motors em São Caetano do Sul (SP) está se preparando para desenvolver seus primeiros modelos de carros híbridos a etanol, parte de um investimento de R$ 5,5 bilhões nas operações em São Paulo até 2028. Segundo reportagem do Valor Econômico, a mudança de foco para híbridos, em vez de modelos 100% elétricos, visa atender à demanda do consumidor brasileiro, sendo que a GM detém 12,78% do mercado nacional.

Os novos modelos serão híbridos leves, onde o motor elétrico auxilia o motor a combustão. Isso permitirá que mais consumidores tenham acesso à nova tecnologia. A GM se junta a outras montadoras como Toyota, CAOA Chery e Stellantis na produção de híbridos a etanol no Brasil. Embora a GM não tenha revelado a data de lançamento dos híbridos, o mercado de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) no Brasil está em crescimento, com vendas em julho superando o total de 2023.

A frota brasileira de híbridos e elétricos ultrapassa 300 mil veículos, mas a maioria é de gerações mais antigas, com um terço dos carros no país tendo entre 11 e 15 anos.

Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)