Estreitar negócios e compreender com mais exatidão os panoramas, tendências e desafios relacionados ao mercado de defensivos agrícolas foram os objetivos centrais da presença de executivos da SCA Brasil Aliança no 15º Brasil Agrochemshow. O evento, considerando uma referência no setor agroquímico, foi organizado pela AllierBrasil e o CCPIT-CHEN, da China, na primeira quinzena de agosto (13/08 e 14/08), em São Paulo.
Na Agrochemshow, os representantes da SCA Brasil Aliança ouviram importantes players do segmento, de fabricantes a tradings e canais de distribuição como a Agriconnection, Coopercitrus, Cropfield, Willowood e Rainbow.
“O evento proporcionou grande interação com diferentes atores da cadeia global de suprimentos. É um congresso em que os dados são aprofundados e as projeções atualizadas, tanto para a safra atual, como para 2025-2026. Principalmente questões ligadas à China, a principal origem dos insumos utilizados na agricultura brasileira”, avalia Lopes.
Além dele, a equipe da SCA Brasil Aliança foi composta pelo diretor da empresa, Alexandre Menezio, e pelos compradores especialistas de defensivos e diesel, Leonardo Ferreira e Rita Taucci.
Dinâmica do mercado de defensivos
Durante o evento, os executivos da SCA Brasil Aliança constataram como a dinâmica do mercado de defensivos está cada vez mais complexa, tornando essencial um monitoramento próximo para aqueles que desejam ter mais sucesso em seus negócios.
“Atualmente pode-se citar diversas dificuldades, como no caso dos altos custos do fretes marítimos internacionais, lead times alongados, menores estoques ao longo da cadeia, volatilidade do câmbio, problemas logísticos internos, demora nas decisões de compra de insumos e queda nos preços das principais commodities agrícolas”, explica Diego Lopes.