Por Camila Souza Ramos
A produtividade da colheita de cana-de-açúcar no Centro-Sul desde o início da safra 2024/25, em abril, até junho, está 2,5% menor do que no mesmo período da temporada anterior, segundo levantamento do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Na média do acumulado desta safra, a produtividade está em 89,7 toneladas por hectare, abaixo das 92 toneladas por hectare de um ano atrás.
A diferença é provocada pela falta de chuvas em diversas regiões. Apenas em junho, a produtividade média ficou em 89,9 toneladas por hectare, queda de 1,5%. Segundo boletim do CTC, “os canaviais que serão colhidos em ciclo médio a tardio deverão sofrer um maior impacto devido ao elevado déficit hídrico acumulado”.
Em compensação, a falta de umidade está permitindo uma maior concentração de sacarose nas plantas. Em três meses, o tero de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) está em 125,7 quilos por tonelada de cana moída, levemente acima dos 125 quilos por tonelada de cana no mesmo período da safra 2023/24.
Em junho, o ATR foi maior do que um ano antes em praticamente todas as regiões. As exceções foram nas regiões de Assis e dos Estados Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Fonte: Globo Rural