Por Nayara Machado
Levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com mais de 3 mil consumidores em 15 cidades brasileiras mostra que o fator ambiental ainda não é levado em consideração no momento do abastecimento dos veículos flex fuel pela grande maioria, embora etanol e GNV sejam citados como os combustíveis que prejudicam menos o meio ambiente.
As entrevistas foram realizadas há quase dois anos, em julho de 2022, e os resultados divulgados nesta sexta (28/6). Quando questionados se, ao decidir utilizar gasolina ou etanol, o impacto ambiental era considerado, 74% dos entrevistados responderam que não.
No entanto, há uma melhora na percepção dos usuários de etanol em relação à sua contribuição para o clima do planeta. Em 2011, quando a EPE realizou pesquisa semelhante, 4% dos usuários de veículos flex afirmaram que o principal critério de decisão pelo etanol foi a preocupação com o meio ambiente. No estudo de 2022, o número saltou para 29,3%.
“No geral, quase 6 entre 10 usuários de veículos flex fuel acreditam que o etanol é o combustível que menos impacta o meio ambiente. Dentre os consumidores que abasteceram com gasolina, 54,2% acreditam que o etanol é o que menos impacta. Já entre aqueles que abasteceram com etanol, este número é 70,4%”, diz o estudo.
Economia vence sustentabilidade na eletrificação
Dentre os 82,9% de entrevistados que afirmaram já terem ouvido falar de veículos elétricos, 60,6% gostariam de comprar um veículo deste tipo, mas o fator economia com combustível é mais relevante na escolha do que redução de emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com as respostas, 31,3% comprariam um veículo elétrico por conta da economia, contra 13,3% motivados pela sustentabilidade ambiental. Por outro lado, 31,4% dos entrevistados resistem à compra dos eletrificados por conta de seu alto custo de aquisição.
O estudo também aponta que os veículos elétricos foram considerados pelo grupo de discussão como exemplos de “ambientalmente corretos”, mas há uma percepção de necessidade de maior esclarecimento em relação a bateria, funcionamento e formas de abastecimento.
Transporte público ineficiente desmotiva usuários
Mais de 55% dos usuários de veículos flex fuel responderam à pesquisa indicando que usam transporte coletivo, sendo ônibus e metrô os mais citados. Os que utilizam, o fazem principalmente como uma forma de reduzir as despesas.
Mas, para estes usuários, as condições do transporte público não atendem às suas expectativas, principalmente em relação aos horários e oferta, que acabam ocasionando superlotação.
Fonte: EPBR