Por Isadora Camargo
O Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (Consecana-SP) informou, ontem, que passará por uma revisão de parâmetros técnicos e econômicos. Ajustes melhorar a cadeia do produto poderão ser implementados já nesta safra (2024/25).
Em comunicado, a entidade detalha que a decisão é resultado da assinatura de um contrato entre a Organização de Associações de Produtores de Cana (Orplana) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) com o Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) a fim de realizar estudos na cadeia paulista.
A iniciativa vinha sendo discutida desde o final do ano passado, quando foi publicado a definição do acordo de pesquisa. Na disposição de 27 de outubro de 2023, divulgada ao setor, consta que esses estudos terão acompanhamento de um grupo de revisão composto por quatro representantes dos produtores rurais e quatro representantes das indústrias do Estado de São Paulo somente.
Nas premissas do acordo assinado está que a análise e proposição de soluções para eventuais problemas de remuneração respeitarão “os contratos vigentes na definição dos produtores elegíveis”. Ajustes avaliados pelo grupo revisor poderão ser aplicados já nesta safra (2024/25).
“Eventuais ajustes serão aplicados exclusivamente aos produtores independentes de cana-de-açúcar que exercem a atividade no âmbito do Consecana-SP”, acrescentou a nota.
O cronograma estabelecido prevê a realização do trabalho em quatro meses, após os quais os resultados serão submetidos à avaliação da Diretoria do Conselho.
Fonte: Globo Rural