Em uma década, os veículos leves eletrificados devem representar quase 18% do crescimento no Brasil, totalizando 694 mil novas unidades e alcançando 3,7 milhões licenciadas até 2034, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As vendas de veículos eletrificados leves já superaram as de 2023, com 94,6 mil emplacamentos de janeiro a julho deste ano.
Matéria do Valor Econômico informa que a eletrificação de veículos pesados deve avançar em nichos, especialmente na entrega de cargas urbanas. Espera-se que 16% dos veículos comerciais leves e 26% dos ônibus urbanos sejam eletrificados, enquanto os caminhões pesados continuarão com baixa participação de elétricos, pois 93% das vendas ainda serão de motores a diesel.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a importância da diversidade de fontes de energia. No entanto, desafios como altos preços dos veículos eletrificados, infraestrutura de recarga e a necessidade de uma indústria nacional para motores híbridos persistem. A maioria das vendas ainda está concentrada em modelos premium, com preço médio de R$ 243 mil.
O governo planeja investimentos significativos para amadurecer o mercado de veículos elétricos, incluindo R$ 130 bilhões até 2030 e R$ 7,3 bilhões até 2028 para eletrificar a frota de ônibus em diversos estados. A falta de políticas para a exploração de minerais estratégicos para baterias é uma lacuna identificada. O plano decenal até 2034 é aguardado como um guia para políticas públicas no setor, oferecendo segurança aos investidores.
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