Por Seane Lennon
A Embrapa Agrobiologia está participando da Agrobrasília 2024, que ocorre nesta semana no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal, apresentando um bioinsumo inovador para soja. Segundo a Embrapa, o produto, chamado Combio, foi desenvolvido em parceria com a Innova Agrotecnologia e é voltado para a fixação biológica de nitrogênio e promoção do crescimento das plantas, com potencial preventivo contra ataques de fungos.
O Combio combina três estirpes bacterianas, integrando os benefícios do tradicional inoculante de Bradyrhizobium com microrganismos que estimulam e protegem as plântulas. Este bioinsumo é resultado de uma pesquisa que analisou mais de 700 bactérias, selecionadas também por sua capacidade de antagonizar fungos que afetam a germinação e emergência das plântulas de soja.
Os testes em casa de vegetação e em campo mostraram que as plantas inoculadas com o Combio apresentaram desenvolvimento superior em comparação com aquelas tratadas apenas com o inoculante padrão de Bradyrhizobium. Esta inovação promete trazer benefícios significativos para os produtores de soja.
A Agrobrasília 2024 acontece de 21 a 25 de maio e é considerada a maior feira de agronegócio do Planalto Central. No estande da Embrapa e em sua vitrine de tecnologias, pesquisadores e técnicos de várias unidades estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre dezenas de tecnologias. O tema desta edição é “O agro do futuro a gente cultiva hoje”. O evento é promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e ocorre no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF. O horário de visitação é das 8h30 às 18h, com entrada gratuita.
Fonte: AgroLink